quinta-feira, 11 de março de 2010

Carro ou 'busão'? 10 razões para ser feliz sem carro

Aqui vão dez razões pelas quais vale a pena trocar o carro pelo ônibus ou outra combinação (ônibus/ bicicleta/ caminhar/ carona/ ...) – baseadas na minha experiência de 4 anos de ‘busão’.

Antes é necessário dizer que estes dez motivos valem para pessoas:
a) cuja rotina não exige inúmeros deslocamentos durante o dia (como um médico com vários empregos ou uma pessoa que tem que levar e buscar filhos na escola no meio do expediente, por exemplo) e que por este motivo dependam de um veículo próprio;
b) que não precisam sujeitar-se a pegar mais de dois ônibus para deslocar-se entre a moradia e o trabalho;
c) que não tenham exigências severas de tempo de deslocamento, coisas difíceis de carregar ou outro impedimento similar;
c) que não achem que andar de ônibus é coisa de pobre ou, por outro lado, que estejam mais preocupadas em ostentar seu carro por aí.

São elas:

1- Eliminei o stress do trânsito. Enquanto o motorista do ônibus batalha na boléia, eu não esquento a minha cabeça dirigindo, nem com as mesquinharias dos demais motoristas, em especial aqui de Curitiba.

2- Economizo algo como R$5mil por ano em combustível, manutenção, lavagem, seguro, impostos, depreciação, etc. Sem falar no custo de aquisição do veículo.

3- Transformo meu tempo de direção em tempo de leitura. Ao invés de ficar com as mãos no volante e os olhos no trânsito, seguro uma revista ou um bom livro e tenho os olhos entre este e a paisagem externa. E no futuro, como meu iPad, Kindle ou coisa parecida, poderei ter acesso à Internet móvel e fazer várias coisas.

4- Estou livre de multas. Mesmo sendo motorista prudente, qualquer pessoa pode - por descuido - exceder um pouquinho o limite de velocidade no ponto do radar ou, por força do fluxo, passar no final do sinal amarelo e ser multado. Eu não.

5- Segurança. Sinceramente não sei se estou mais seguro no carro ou no ônibus. Em 4 anos andando de ‘busão’ nunca fui furtado, nem assaltado. Seja dentro do coletivo, ou em ponto de ônibus. Tampouco presenciei tentativas contra outras pessoas. É claro isto acontece por aí e estou sujeito também. Mas não fico dando bobeira. Cuido dos meus pertences e por onde ando. E no carro você está sozinho, à mercê de uma abordagem.

6- Sem carro (ou moto) ocupo menos espaço, gero menos poluição, congestionamento, stress e transtornos. Sou 1 ‘veículo’ a menos nas ruas.

7- Caminho mais. Sem a comodidade do carro, sou ‘forçado’ a caminhar um pouco mais. Mas isto não é um problema. É um prazer. E se você não morar muito longe do trabalho, pode tentar voltar para casa à pé algumas vezes por semana.

8- Estou imune à envolver-me em acidentes. Claro que o ônibus em que estou pode envolver-se e eu ter que pegar outro, mas pelo menos não terei aborrecimentos com outros proprietários, discutir quem tem a culpa, quem paga o quê, qual seguro será acionado, etc.

9- Quando vou ao centro da cidade, não me preocupo com estacionamento ou se vão roubar/ danificar meu carro parado na rua. Fico tranqüilo e não gasto nem com flanelinha.

10- Tempo. Uma vez adaptada à rotina, qualquer pessoa pode se deslocar de ônibus sem transtornos. Basta planejar as coisas e sair com antecedência. Gasto em média meia hora a mais por trajeto sem o carro. Mas são 60 minutos a mais de leitura por dia. Emergência? Pego um táxi. São poucas as vezes e resolve o problema sem grandes gastos. Por outro lado, não gasto tempo lavando, abastecendo, calibrando, ...

Pode-se argumentar que no busão é apertado, tem cheiro de 'suvaco', gente que não se conhece falando alto, em dia de chuva é ruim, tem que esperar, tem aqueles 'malaco' forçando todos a escutar aquele funk horrível, etc.

Mas ainda assim vale a pena. Poucas pessoas acreditam que sou feliz sem carro. Mas eu asseguro: é uma fonte de preocupação, chateação e stress a menos na minha vida!

Deixa eu correr que já tá vindo o meu Inter V verdão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário